Busque a sabedoria, encontre a vida

Transcrição do Áudio

2 Timóteo 3:15: “(…) as sagradas letras… que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.” Agora, veja como a sabedoria trabalha. É um caminho para um objetivo. A sabedoria é sempre um bom caminho para um bom objetivo. As escrituras, como dizem, o tornam sábio para — você entende isso — sábio para a salvação. É como ir a algum lugar. A sabedoria é como chegar lá. É um meio para um fim.

Demonstro com esse texto que Paulo mostra que as escrituras comunicam para você o conhecimento necessário da realidade, o discernimento necessário das situações, e a resolução necessária para a salvação. Elas transmitem para você o que precisará para caminhar na estreita estrada da fé e obediência, que resulta em uma salvação final cheia de felicidade duradoura.

Provérbios 3:13: “Como é feliz o homem que acha a sabedoria.” A sabedoria bíblica não é uma rua sem saída no beco da miséria. É um caminho, uma estrada para uma felicidade duradoura.

Provérbios 24:13: “Coma mel, meu filho. É bom. O favo é doce ao paladar.” Saiba que a sabedoria é dessa maneira para a sua alma. A sabedoria é assim para a sua alma. Se você a encontrar, terá um futuro, um futuro doce como o mel, e sua esperança não se acabará – será doce como o mel para sempre, se você encontrar sabedoria.

Provérbios 19:8: “Quem obtém sabedoria ama-se a si mesmo”. Isso não significa “se achar adorável”. Não, não é isso o que significa. Significa “abraçar para si um futuro glorioso” Quem encontra sabedoria abraça para si um futuro glorioso.

Aqui está um belo resumo de Provérbios 8:32, 34–36. A sabedoria está falando. Gosto da maneira que ela fala. “Ouçam-me agora, meus filhos: Como são felizes os que guardam os meus caminhos! Como é feliz o homem que me ouve, vigiando diariamente à minha porta, esperando junto às portas da minha casa. Pois todo aquele que me encontra, encontra a vida e recebe o favor do Senhor. Mas aquele que de mim se afasta, a si mesmo se agride; todos os que me odeiam amam a morte”. Poderia ser mais claro que a sabedoria é o conhecimento, a compreensão, a decisão que com sucesso leva à uma completa e duradoura alegria?

Ou em Provérbios 16:16: “É melhor obter sabedoria do que ouro” Por quê? O ouro pode comprar quase tudo. Ele não pode comprar vida. Ele não pode comprar alegria eterna. Ele pode comprar muitas coisas terrenas. Ele pode transformar homens em idiotas. “A insensatez alegra quem não tem bom senso” (Provérbios 15:21). Mas ele não pode comprar o que queremos, o que mais precisamos: felicidade completa e duradoura. Só a sabedoria, verdadeira sabedoria pode fazer isso. Aqueles que encontram a sabedoria, encontram a vida. E todos os que a odeiam, amam a morte.

Em meu escritório em casa, tenho isso pendurado na parede e passo por ele todos os dias – tenho há 17 anos. É uma caligrafia de Timothy Botts, e um amigo me mandou. É uma peça de prata fina em cima, e ouro puro embaixo. Não tenho ideia do quanto vale. Não sairá daquela moldura ao menos que alguém invada minha casa. Ela diz: “Escolha minha instrução ao invés da prata, conhecimento ao invés de escolher o ouro, porque a sabedoria é mais preciosa do que rubis”. Se você está indo trabalhar, você está indo falar – quem sabe onde você irá hoje: “Nada que você deseje pode se comparar com ela”.

Por quê? Porque ela leva à realização de todos os seus desejos.

By John Piper. © Desiring God Website: www.desiringgod.org. Copied from Gospel Translations

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *