Em qual ponto eu devo compartilhar o evangelho com meu próximo?

Essa é uma transcrição editada de um áudio.

Devemos construir relacionamentos fortes com nossos semelhantes e então compartilhar o evangelho, ou devemos testemunhar para eles de imediato?

Eu detestaria dizer que há uma maneira de se relacionar com seus vizinhos, porque eles são diferentes e você é diferente. E as situações são diferentes.

Algumas vezes, esforços mais relacionais, diretos, serão apropriados. Você vê a pessoa cavando uma vala, se ofereça para cavar uma vala! Não diga: “antes de eu ajudar você a cavar uma vala, posso te falar sobre o evangelho?”

Outras vezes você se muda, vocês se encontram pela primeira vez – e você teve tantas experiências ruins onde adiou e adiou em falar sobre o evangelho, até pensarem em porque você nunca compartilhou o evangelho. Se é tão importante para você, por que adiou por três anos? E então você se sente culpado, um cristão sem autenticidade. Então você está inclinado naquele momento a tirá-lo de onde ele está em sua vida espiritual, e compartilhar quem você é, e dizer que você espera que possam aproveitar a vida juntos nessa vizinhança.

Então a resposta é, eu não quero definir nenhuma regra aqui sobre quão rápido você precisa fazer isso. Eu apenas sei que a ênfase no nosso dia me parece – talvez dependa da igreja ou da comunidade que você está -, a ênfase hoje parece ser em coisas fortemente relacionais, e então eventualmente em compartilhar o evangelho. E muitos de nós achamos que nem chegaremos lá.

Teste você mesmo para ver se Jesus é ou não precioso para você, e se você acredita que essas pessoas realmente estão perdidas sem ele, e que seria a melhor coisa no mundo para eles saberem disso, acreditarem nisso, e serem redimidos por isso.

E se você realmente crê nisso, então provavelmente cedo ou tarde, você irá encontrar alguma maneira de compartilhar isso com a pessoa que conhece.

Mas não ouça isso como um ditado, de que a única maneira de se relacionar com um descrente é falando sobre o evangelho. Eu não quero comunicar isso. Você será essa pessoa em 10, 15 ou 20 anos, se ambos permanecerem na mesma vizinhança.

E Deus quer que estejamos em conexão com descrentes no trabalho e na vizinhança, e isso para de alguma maneira sermos capazes continuar até mesmo depois de compartilharmos o evangelho. Não é como: “compartilhamos o evangelho, mas eles não aceitaram. Então nunca falarei com eles novamente.”

Isso é algo complexo. Seja você mesmo, e peça a Deus por grande amor e por grande graça.

By John Piper. © Desiring God Website: www.desiringgod.org. Copied from Gospel Translations

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *